
CUTIA
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Dasyproctidae
Nome científico: Dasyprocta aguti
AMEAÇAS:
A caça, o tráfico de animais e principalmente a destruição dos hábitats naturais.
DESCRIÇÃO:
A Cutia, também conhecida como cotia, é um mamífero roedor de pequeno porte (medindo entre 49 e 64 cm). Sete espécies de cutias habitam o território brasileiro.
As cutias têm apenas vestígio de cauda, extremidades anteriores bem mais curtas que as posteriores, e pés compridos com cinco dedos, sendo três desenvolvidos, com unhas cortantes equivalentes a pequenos cascos, e o quinto dedo muito reduzido. Sua coloração é variável entre as espécies.
A cutia tem um hábito de bater com a pata traseira no chão o que funciona como alarme contra predadores ou um membro de outro grupo.
ALIMENTAÇÃO:
Herbívoras, as cutias se alimentam de sementes e frutos. Costumam fazer uma coleta cuidadosa na época de abundância para utilização em épocas de escassez. Enterra o alimento em diversos locais, dentro do seu território e, na época de escassez de alimentos ela desenterra o que foi anteriormente estocado.
REPRODUÇÃO:
O período de gestação oscila em torno de 104 dias. A quantidade de filhotes por parto varia de 1 a 3, ficando a maioria das fêmeas com 2 filhotes por parto, os quais possuem o corpo totalmente coberto de pêlos, os olhos abertos e se locomovem com facilidade.
A relação entre machos e fêmeas, numa população, deve ser em torno de um macho para seis fêmeas, podendo variar esta proporção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário